domingo, 28 de agosto de 2016

 

           História e as regras do jogo de damas 


 
                                                   A história do jogo de damas

Embora a maioria das pessoas não saiba, o jogo que conhecemos hoje como damas tem uma longa história. Do antigo Egito à sua própria sala de estar, damas manteve-se como um passatempo popular para a maioria dos registros históricos.

O jogo de tabuleiro chamado "damas" na América do Norte e na Europa é um dos jogos mais antigos conhecidos pelo homem. A história do jogo de damas pode ser rastreada até o berço da civilização, onde os vestígios da mais antiga forma de jogo foram descobertos em uma escavação arqueológica na antiga cidade de Ur, no sul da Mesopotâmia, que agora é atual Iraque.  Ninguém tem certeza das regras exatas do jogo, que foi datado de carbono em 3000 aC .Um jogo semelhante com um tabuleiro de 5x5, chamado Alquerque é conhecida por ter existido no Egito antigo, já em 1400 aC.

Esta versão egípcia era tão popular que o homem tocou para milhares de anos. Então, no ano de 1100, um francês inovou o jogo em um tabuleiro de xadrez e aumentou o número de peças para cada jogador. Este jogo modificado foi então chamado "Fierges" ou "Ferses", mas era mais apropriadamente chamado de "Le Jeu Plaisant De Dames", porque era considerado um jogo social das mulheres. Mais tarde, o jogo tornou-se mais desafiador, fazendo saltos obrigatórios e, portanto, esta nova versão foi denominada "Força Jeu".

Já em meados dos anos 1500, livros foram escritos sobre o jogo e em 1756, um matemático Inglês escreveu um tratado sobre os projetos. Agora, com as suas próprias regras escritas, o jogo foi usado na Inglaterra, onde era conhecida como "damas". O jogo aumentou acentuadamente em popularidade como o passar dos anos. Em 1847 foi um ano importante na história do jogo de damas, quando o primeiro título foi dado. Em 1952 foi um ano marcante na história de damas com Arthur Samuel, ele criou o primeiro programa de damas usado por um computador. Gradualmente, esses programas de jogos foram melhorados com a velocidade do computador e aumentou suas capacidades. Hoje, programas de computador têm informações de base de dados que mostram todas as combinações possíveis ao movimento de 10 peças, que permanecem no tabuleiro. damas entrou em praticamente todos os lares através da Internet.

Segundo a Confederação Brasileira de damas com a transferência da Corte Real, em 1806, para o Brasil, D. João VI trouxe o primeiro livro de jogo de damas para nosso país. Trata-se do livro de Juan Canalejas, “Libro del Juego de las damas”, publicado em Barcelona,  Espanha em 1650.Este livro encontra-se na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Devido à influência da Corte Real, que se instalou no Rio de Janeiro, foi aí que o jogo de damas começou a se desenvolver em nosso país. São Luís, capital do Estado do Maranhão, até hoje, é o único local no país onde se cultiva exclusivamente a damas internacional, tabuleiro de 100 casas. Isso se deve à influência das invasões francesas e holandesas naquela região.


Regras Oficiais do Jogo de damas 64 casas e 100 casas
 
  1. Objetivo: imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.
  2. O Jogo de damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas ou de 100 casas, claras e escuras.
  3. A grande diagonal (escura) deve ficar sempre à esquerda de cada jogador.
  4. O lance inicial cabe sempre ao jogador que estiver com as peças claras.
  5. A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez.
  6. Quando a pedra atinge a última linha do tabuleiro, concluindo o lance na casas de coroação, ela é promovida à Dama.
  7. A Dama é uma peça de movimentos mais amplos.
  8. A Dama anda para frente e para trás, quantas casas quiser.
  9. A captura é obrigatória. Não existe sopro. Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal não podem ser capturadas.
  10. A pedra captura a Dama e a Dama captura a pedra. Pedra e Dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.
  11. A pedra e a Dama podem capturar, tanto para frente, como para trás, uma ou mais peças.
                                 Veja o Campeão Brasileiro Mestre Vinícius vs Rogerinho
 
Vinícius Damir
Campeão Brasileiro ( 8x8 )
 
Golpe na Abertura Russa
 
 
                                                               Jogada de Mestre
 
Grande Mestre Internacional   G.M.I. ( Damas Internacionais ) 10x10
 
 
Veja o G.M.I. em Ação
 
 
 

Tablita Oficial válida para todas

as disputas oficiais

Tablita significa o mesmo que aberturas sorteadas e é o nome que se da Mundialmente !
Não se sabe exatamente onde a Tablita foi criada.
Por volta de 1930 a American Checkers Society, nos Estados Unidos, passou a utilizar-se da Tablita em suas competições de Checkers, que é jogado em um tabuleiro de 8 x 8, onde as peças não capturam para trás e a dama anda de casa em casa.
Devido à limitação desse jogo por não capturar para trás e a dama andar de casa em casa e os inúmeros empates nas aberturas tradicionais, os americanos resolveram adotar a Tablita para obrigar os jogadores de alto nível a jogar linhas diferentes das tradicionais e dificultar ainda mais o jogo.
Após o término da Segunda Grande Guerra, por volta de 1950, os italianos adotaram a Tablita em todos os campeonatos italianos. Desde essa época é que na Itália se utiliza a Tablita, pelo mesmo motivo dos americanos: excesso de empates nas linhas tradicionais, já que o jogo italiano também não captura para trás e a dama também anda de casa em casa.
A ideia de que a Tablita foi criada na ex-União Soviética é erronêa. Os damistas do leste europeu estavam sofrendo os mesmos problemas dos norte-americanos e dos italianos: excesso de empates nas linhas tradicionais !! As competições estavam perdendo o interesse, pois a quantidade de empates na final do campeonato da ex-União Soviética já estava em mais de 90% !!
Assim, por volta de 1978 a Federação de Damas da ex-União Soviética solicitou que o Grande Mestre Internacional Abatsiev organizasse um sistema de tablita para ser introduzido nos campeonatos de alto nível em todos os países do leste europeu.
Por volta do ano 2000 a Federação Mundial passou a adotar a Tablita para os campeonatos mundiais.
O objetivo da Tablita é criar novas linhas de aberturas no jogo de damas, explorando novos universos, obrigando o jogador a demonstrar que ele entende o jogo e que não é apenas um decorador de linhas teóricas estampadas em livros.
A idéia da Tablita está se expandindo no meio damístico e enxadrístico. A própria FIDE, Federação Mundial de Xadrez, já está realizando estudos para a implantação também de uma Tablita para o xadrez, devido ao elevado número de empates em competições de grandes mestres.
A Confederação Brasileira de Jogo de Damas adotou como oficial o uso da Tablita nos Campeonatos Brasileiros, pois o nível técnico dos participantes é muito alto e praticamente impossível que jogadores desse nível percam partidas quando eles podem escolher uma abertura que é totalmente decorada.
O universo do jogo de damas é extremamente gigantesco e a Tablita é o caminho para esse universo ser explorado, buscando novas linhas de análise e conceitos até então desconhecidos.
A Tablita deu nova vida às competições de alto nível e, com certeza, ajudará muito a engrandecer o nível técnico do damista brasileiro.
A Tablita consiste em um sorteio para definir qual será o início da partida.
Vamos entender como é este sorteio.
Vamos admitir que seja sorteada a3-a5 f6-g5. O árbitro, retirará a peça branca de a3 e a colocará em a5 e retirará a peça preta de f6 e a colocará em g5. E aí o jogador das brancas dará início ao jogo.
Sempre as brancas iniciam o jogo, independentemente do sorteio.
É apenas uma simples mudança na posição original do jogo, para que os jogadores não possam aplicar linhas decoradas. Os jogadores estarão obrigados a realmente entender o que é o jogo de damas.
                                                         Video de Programas a jogar




 

Sem comentários:

Enviar um comentário