Provavelmente já vimos estas gravações sobre a pedra e passaram-nos despercebidas. Foram muito populares na Lisboa de outrora, quando estes tabuleiros se utilizavam para jogar no espaço público. Sobrevivem ainda 29 gravações deste tipo, localizadas nas zonas antigas de Lisboa.
Aqui vos mostramos um tabuleiro de alquerque, que se encontra na escadaria de acesso à Igreja Menino Deus. O jogo de alquerque ou jogo do moinho, teve origem no Oriente e tornou-se conhecido em Portugal na Idade Média. Trata-se de um jogo de estratégia a ser jogado por duas pessoas.
in "Tabuleiros de jogo inscritos na pedra : um roteiro lúdico português" / Lídia Fernandes. - Lisboa, Apenas Livros, 2013
Fotografia Ana Luisa Cunha Alvim
Pode se ver gravuras que são autênticos vestígios históricos do jogo do Alquerque dos 12
Atualmente conhecido como o jogo das Damas
Existem diversas variantes deste jogo. O Alquerque de 12 terá evoluído para o actual jogo de Damas, em resultado da adaptação do Alquerque ao tabuleiro de Xadrez. Uma das variantes será o jogo da Raposa e da Lebre, ainda jogado actualmente.
Os tabuleiros ainda hoje podem ser observados em escadas, assentos e cantarias, em diversos monumentos. As marcas de jogo eram normalmente pequenos discos, resultantes de fragmentos de recipientes cerâmicos, reaproveitados (telhas, ladrilhos, panelas), ou pequenos seixos. Existe uma grande uma variedade de réplicas deste jogo, que podem ser adquiridas em vários museus e monumentos.
Lisboa
Lisboa
Alcácer do Sal
Vouzela
Évora
Guimarães
Estremoz
Bragança
Borba
Alandroal
Moura
Montemor o Novo
Aqui fica um registo histórico do jogo do Alquerque dos 12
Assista ao vídeo
Monsaraz
Os jogos, para além de terem sido, ao longo de milénios em todas as
culturas, fonte de prazer, interesse e fascinação constituem uma
atividade cultural muito séria. Na Antiguidade , por exemplo , os
jogos estavam longe de se destinar so a crianças . Jogar era uma atividade para
adultos . Só muito mais tarde os jogos se misturaram com os brinquedos .
Jogue Damas divirta-se !!!
Veja mais neste Blog Clique em Mensagens Antigas
Sem comentários:
Enviar um comentário